Nesse período vários exames são realizados para averiguar como está a saúde materna e possíveis problemas que possam afetar o bebê. Dentre os exames podemos citar; hemograma, tipagem sanguínea ABO-Rh, sorologia para HIV, glicemia, rubéola, dentre outros.

O exame pré-natal é fundamental e em cada consulta analisa-se a pressão arterial, o peso e a altura do útero.

É importante iniciar a suplementação com ácido fólico nessa época, caso a gestante ainda não esteja tomando, pois a deficiência do mesmo pode acarretar má-formação do sistema nervoso do bebê.

Os seios começam a crescer nesse período, visto que as glândulas mamárias se modificam. Além disso, a circulação a frequência urinária aumentam – devido à pressão que o útero faz na bexiga. Podem ocorrer vômitos, náuseas, má digestão e salivação excessiva. Em função das náuseas e vômitos, pode ocorrer perda de peso durante os três primeiros meses.
Ocorre também aumento da sonolência e a mulher torna-se mais sensível.

É aconselhável que a mamãe utilize roupas confortáveis e sutiãs que dêem boa sustentação para os seios. Os mamilos devem ser preparados para a amamentação com exercícios orientados pelo médico. Sugere-se também o uso de hidratantes para a pele, contudo, é importante atentar para que não tenha ácido retinóico em sua formulação!

Pode haver a ocorrência de corrimentos, pois há um aumento de secreções (que não indicam doença. Contudo, se realmente forem patológicos deverão ser tratados adequadamente pelo médico)

A gestante deve ser cuidadosa com sua higiene, pois além de ser saudável há também um aumento dos odores da transpiração.

Os cabelos também precisam de atenção especial para que não haja queda exagerada dos fios. O uso de tintas, xampus colorantes ou produtos com química não é comprovadamente seguro, de modo que não são recomendáveis. Outras mudanças ocorrem com as unhas, que ficam mais resistentes devido às alterações hormonais. As gengivas podem apresentar sangramento e parecer inchadas – nesse caso, recomenda-se massagem com os dedos e escovação com escova bem macia.

Lembre-se de não deixar seu relacionamento esfriar. Seja atenciosa também com seu companheiro, mantendo a relação saudável e permitindo momentos em que ele possa cuidar de você e de sua barriguinha.

2017 © Todos os Direitos Reservados - Dra. Maria Angélica Belonia

Desenvolvido por KION | Soluções Web