O útero está sendo preparado para recepção do futuro bebê nos primeiros 15 dias do ciclo menstrual.

O endométrio, que é a camada interna do útero, se torna mais espessa e vascularizada pela ação dos hormônios produzidos pelos ovários. O oócito já está quase pronto para sair do ovário e prosseguir pela trompa a fim de encontrar os espermatozoides, dando seguimento à fecundação.

O embrião em desenvolvimento vai da trompa em direção ao útero na terceira semana do ciclo menstrual. Assim, o processo de implantação do embrião no útero ocorre no final desta semana ou no inicio da próxima. Nesse processo pode ocorrer um leve sangramento vaginal, o qual não é nada grave.

Muitas mulheres sequer percebem que a implantação está iniciando.
Os primeiros indícios da gravidez começam a aparecer no final da quarta semana do ciclo menstrual, sendo que alguns deles são parecidos com os que são sentidos na fase pré-menstrual, como o cansaço, a sensibilidade nos seios e as alternâncias do humor.

É importante que a mulher se dedique a hábitos saudáveis durante o primeiro mês, para que ela proporcione ao bebê todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

A dieta da gestante deve ser rica em vegetais e frutas, consumo de leite e derivados diariamente e ao menos 1 litro de água por dia. Além disso, ela deve buscar exercitar-se regularmente, sob a orientação médica.

2017 © Todos os Direitos Reservados - Dra. Maria Angélica Belonia

Desenvolvido por KION | Soluções Web