
Respeite as mudanças fisiológicas e hormonais
No pós-parto a mulher apresenta importantes mudanças fisiológicas e hormonais, e por isso o retorno as atividade deve ser gradativo.
Se exercitar por conta própria, sem respeitar o momento do aleitamento e a recuperação do parto, pode causar lesões, diminuição da produção do leite e futuras complicações.
O hormônio relaxina responsável pela frouxidão ligamentar permanece algum tempo após o parto, por isso, exercício de impacto pode comprometer o sistema músculo-esquelético neste período.
O exercício intenso também diminui a produção de ocitocina, que faz a liberação do leite.
Alem disso, alguns estudos apontam que o acido lático produzido durante o exercício intenso, pode modificar o sabor do leite materno e isso poderia levar o bebe a recusar o leite.
Os órgãos internos, como o útero, também estão retornando ao lugar, assim como o quadril.
Insistir em atividades de alto impacto sem respeitar o resguardo, pode gerar complicações futuras como, incontinência urinária, pubalgias e etc.
Sem contar que exercício abdominal incorreto, pode piorar ainda mais a diástase abdominal (afastamento dos feixes da musculatura reto abdominal).
Para exercícios todos os dias, estudos sugerem ainda o aumento do consumo de 20% a mais de água para não interferir na produção do leite. Por isso, não se deve reproduzir a prática de exercícios (muitas vezes difundidas em redes sociais) como receita de bolo.
Toda e qualquer prescrição deve ser feita individualizada após uma avaliação física completa. A auto crítica e discernimento são fundamentais e devem sobrepor questões estéticas (vislumbradas por muitas mulheres).
Não aceite que alguém lhe diga que precisa ter seu corpo de volta o quanto antes, para ser considerada exemplo.
Esse tipo de discurso alem de ser preconceituoso é um despautério.
É possível retornar as atividades físicas e recuperar o peso de forma contínua e segura, respeitando o momento de aleitamento e a recuperação do parto.
Procure um profissional especializado para iniciar. Bia Faé – Personal Trainer #repost @personalsaudemulher