Respeite as mudanças fisiológicas e hormonais

No pós-parto a mulher apresenta importantes mudanças fisiológicas e hormonais, e por isso o retorno as atividade deve ser gradativo.

Se exercitar por conta própria, sem respeitar o momento do aleitamento e a recuperação do parto, pode causar lesões, diminuição da produção do leite e futuras complicações.

O hormônio relaxina responsável pela frouxidão ligamentar permanece algum tempo após o parto, por isso, exercício de impacto pode comprometer o sistema músculo-esquelético neste período.

O exercício intenso também diminui a produção de ocitocina, que faz a liberação do leite.

Alem disso, alguns estudos apontam que o acido lático produzido durante o exercício intenso, pode modificar o sabor do leite materno e isso poderia levar o bebe a recusar o leite.

Os órgãos internos, como o útero, também estão retornando ao lugar, assim como o quadril.

Insistir em atividades de alto impacto sem respeitar o resguardo, pode gerar complicações futuras como, incontinência urinária, pubalgias e etc.

Sem contar que exercício abdominal incorreto, pode piorar ainda mais a diástase abdominal (afastamento dos feixes da musculatura reto abdominal).

Para exercícios todos os dias, estudos sugerem ainda o aumento do consumo de 20% a mais de água para não interferir na produção do leite. Por isso, não se deve reproduzir a prática de exercícios (muitas vezes difundidas em redes sociais) como receita de bolo.

Toda e qualquer prescrição deve ser feita individualizada após uma avaliação física completa. A auto crítica e discernimento são fundamentais e devem sobrepor questões estéticas (vislumbradas por muitas mulheres).

Não aceite que alguém lhe diga que precisa ter seu corpo de volta o quanto antes, para ser considerada exemplo.

Esse tipo de discurso alem de ser preconceituoso é um despautério.

É possível retornar as atividades físicas e recuperar o peso de forma contínua e segura, respeitando o momento de aleitamento e a recuperação do parto.

Procure um profissional especializado para iniciar. Bia Faé – Personal Trainer #repost @personalsaudemulher

 

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